Você já parou para pensar que nós não enxergamos todas as cores da mesma maneira? Apesar de parecer que qualquer coloração exerce a mesma influência sobre os olhos, algumas teorias afirmam que o verde é mais bem percebido do que vermelho e azul. Para provar isso, o NFG Games criou uma sequência de imagens muito interessante.
A primeira imagem é a original, que mostra uma garota deitada sobre o capô de um carro. Neste momento, não foi feita nenhuma alteração em cores ou saturação.
(Fonte da imagem: Reprodução/NFG Games)
Em seguida, um pedaço da fotografia foi recortado e as três cores principais foram evidenciadas. Já é possível perceber que a verde é a que mostra mais detalhes.
(Fonte da imagem: Reprodução/NFG Games)
Logo após, a resolução delas foi baixada. A cor azul, que é a menos detalhada, mostra menos distorções do que as outras duas. O verde, mais uma vez, aparece mais evidente.
(Fonte da imagem: Reprodução/NFG Games)
Por fim, apenas os pixels de determinada cor foram alterados (ampliados nove vezes, baixando a resolução). Com o vermelho, apenas um brilho pode ser visto contornando a menina. Já no azul, não é possível ver mudanças e, no verde, a imagem ficou bastante diferente.
(Fonte da imagem: Reprodução/NFG Games)
É por esse motivo que DVDs utilizam três camadas de imagens. A verde é geralmente criada com vídeos em resolução maior, enquanto as outras duas cores são gravadas com menor definição. Dessa maneira, o tamanho dos arquivos pode ser reduzido, sem causar prejuízos à qualidade das imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário