Quase todas as profissões do mercado se beneficiam da presença online. Divulgação de trabalhos, estabelecimento de contatos e troca de experiências são normalmente citadas como as principais vantagens obtidas por qualquer profissional sobre a web.
Mas a internet também abriu espaço para uma infinidade de novos modelos de negócios, como lojas virtuais, serviços exclusivamente online e até mesmo os probloggers.
Este artigo vai iniciar uma busca de entendimento, procurando explicar melhor o como dos negócios online. Naturalmente a quantidade de material a respeito de cada tópico citado aqui é enorme, e são vários os especialistas existentes em cada um deles.
As lojas virtuais
Com o crescimento do acesso à internet por todas as camadas da população, o sucesso desse tipo de empreendimento aumentou bastante. Bancos e financeiras criaram modelos para facilitar o comércio online, sendo que hoje não é mais obrigatório ter um cartão de crédito para a compra.
O grande desafio da loja online é manter a satisfação de seus clientes. Entregas rápidas e atendimento imediato a qualquer comentário ou dúvida do comprador são essenciais. Uma crítica em uma rede social pode acabar com um negócio, gerando publicidade negativa imediata e de alto impacto.
Iniciativas como o PagSeguro e o MercadoPago – que permitem pagamentos por cartão de crédito, débito em conta de diversos bancos e também por boleto bancário – oferecem, em alguns casos, até mesmo a garantia da entrega do produto comprado, devolvendo o dinheiro do consumidor em caso de falha logística.
Com esse tipo de segurança, o comprador se sente confiante no comércio eletrônico, e aproveita a comodidade de fazer suas escolhas com calma, pesquisando entre diversas ofertas e produtos. Assim a compra é mais esclarecida, tornando-se melhor tanto para o lojista quanto para o consumidor.
Uma pequena variação das lojas virtuais são pessoas jurídicas instituídas com anúncios em sites de leilão e comércio individual. O custo operacional é bem menor, o risco pode ser minimizado usando ferramentas do próprio site, mas você não tem a atenção exclusiva do comprador.
A propaganda na rede
Isso tudo é especialmente importante se o seu plano é produzir de maneira remota. Designers, redatores, manipuladores de imagem, autores e diversas outras profissões têm condição de existir exclusivamente no espaço virtual.
Com material bem produzido, sites fáceis de navegar – e em diversos idiomas –, e ferramentas de otimização (SEO – search engine optimization, otimização para mecanismos de busca) é possível trabalhar no mundo inteiro, sem sair de casa.
Assim, não bastam amostras de excelentes trabalhos. Relacionamento com o cliente, facilidades de negociação e até mesmo a presença em redes sociais como o Facebook e o Twitter podem ser decisivos para uma contratação.
Blogando para viver
Há tempos os blogs não são mais – apenas – “diarinhos” contando sobre o fim de semana de algum adolescente revoltado. Informação jornalística em tempo real, novidades sobre qualquer assunto que você imaginar: de tecnologia e política a aquarismo ou RPG.
Muita gente trabalha em blogs, por mais incrível que isso pareça ser. A própria equipe do deste blog, de certa forma, é composta por blogueiros profissionais, afinal o trabalho consiste em produzir conteúdo diariamente, sobre um tema específico.
É necessário divulgar o blog, pesquisar as pautas que encaixam no seu estilo, escrever, buscar imagens, analisar o retorno dos leitores e ainda por cima transformar tudo isso em dinheiro. Para isso, o problogger tem como aliados: SEO, AdSense, AdWords, parcerias com sites de busca ou de leilões (os chamados planos afiliados) e também informes publicitários.
Quer tentar?
Procure assessoria do SEBRAE ou de qualquer outra agência de fomento da sua região. Lembre-se de que um “não” você já tem, mesmo sem tentar. O “sim” só vem com muito esforço, extrema dedicação e um pouquinho de sorte.
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